quinta-feira, 27 de maio de 2010

DE OLHO NA COPA DO MUNDO


O Tema do Projeto Político Pedagógico de nossa escola é a África... coincidentemente é o pais sede da Copa do Mundo 2010, que se inicia no próximo mês.
À primeira vista, uma Copa do Mundo pode parecer mera diversão, com esforço intelectual quase nulo durante horas a fio diante da TV. Mas não é assim que os próprios educadores enxergam o evento. Em vez de proibirem os alunos torcedores de se manifestarem, as escolas incrementam ainda mais as manifestações e não se atém somente às clássicas. Em nome do objetivo de estimular o interesse pelo estudo dentro e fora da sala de aula, professores propõem desde a pintura do muro do colégio até a produção da receita típica de um país participante do mundial, passando, claro, pelos tradicionais torneios de futebol.
E nessa de pesquisar, recortar, colar, pintar e bordar, os estudantes aprendem um monte de coisas. Aqui, neste especial do Conexão Aluno,vamos falar um pouco sobre o país que vai sediar o evento, a África do Sul; seu líder máximo, Nelson Mandela; os lances mais curiosos de todas as copas e da Copa do Mundo 2010 – que promete ser um evento para lá de emocionante. Já pensou em 32 seleções jogando em um país com 11 línguas oficiais? Trata-se do primeiro grande evento esportivo realizado no continente, de maioria negra e inúmeros problemas sociais. Pelo menos enquanto durar o campeonato, a expectativa é a de que teremos razões valiosas para grudar os olhos na TV. Vale conferir.
Quer saber mais sobre a Copa e a África?
Clique aqui

BLOG - A FERRAMENTA DOS PROFESSORES ANTENADOS


Para acompanhar o desenvolvimento das novas tecnologias e utilizá-las a serviço do aprendizado é preciso estar sempre “antenado” ao que a internet tem a nos oferecer. Os blogs surgem nesta perspectiva, aliando textos a outras formas de linguagem, trazendo desafios pedagógicos para as escolas. Os professores rapidamente vislumbraram este novo canal de comunicação e alguns se tornaram referência na área.

O blog é a plataforma ideal para produzir conteúdo e agregar outros meios de distribuição de conteúdo, mas para isso é preciso seguir certas normas de linguagem, a fim de alcançar o sucesso desejado. Pensando nisso, o Conexão Professor traz um especial repleto de dicas e sugestões para quem quer aprender a ensinar pela web.

Quer saber mais sobre como utilizar os blogs em sala de aula?
Clique aqui.

PTE em ação

Coordenadores dos DTEs de Resende, Macaé, Volta Redonda, Multiplicadores e Dinamizadores dos PTEs de Barra do Piraí, Macaé, Itatiaia e Volta Redonda participaram nos dia 27 e 28/05 do Programa Intel Educar, no C E Rio Grande do Norte em Volta Redonda.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

INTERNET SEGURA

Professores e diretores das redes estadual e municipal participaram, neste dia 18/05, na sede da Procuradoria da República no Rio de Janeiro, de uma oficina promovendo o uso responsável e seguro da internet. Os educadores ainda estão sendo alertados sobre os riscos aos direitos de crianças e adolescentes. A oficina é uma parceria dos Ministérios Públicos Federal e Estadual e das ONGs SaferNet Brasil e Childhood Brasil.
Uma vez publicado na rede, é para sempre. Precisamos alertar nossos jovens a responsabilidade de postar seus vídeos e fotos, pois eles podem se tornar vítimas em potencial de predadores sexuais. No caso do cyberbullying, uma simples brincadeira de mau gosto pode se transformar em um problema para sempre, afetando a vida familiar e profissional dos envolvidos.
A data escolhida é significativa para a causa. Em 1973 ocorreu o rapto da menina Araceli, no Espírito Santo, um dos crimes mais bárbaros que se teve notícia contra uma criança no país. A partir do ano 2000, o 18 de maio foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO 2011

PROFESSOR

DIGA “SIM” A ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO EM SUA ESCOLA!

NÃO DEIXE DE PARTICIPAR!!!



21/06/2010 a 04/07/2010

domingo, 16 de maio de 2010

ATENÇÃO PROFESSORES!

DIA DA INTERNET

No dia 19 de Janeiro de 2006 a ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu que no dia 17 de Maio seria comemorado o dia mundial da internet. Realmente a internet merece um dia só seu, pois ela está em nossa vida durante todo o ano, e tem alterado a maneira de nos relacionarmos com as pessoas a nossa volta, e até mesmo com as mais distantes possível.
A humanidade tomou outro rumo após o surgimento dos computadores, um salto em desenvolvimento tecnológico e perspectivas de avanço em todas as ciências conhecidas, mas com o surgimento da internet como a conhecemos hoje, a humanidade está tendo que rever seus conceitos, suas certezas e conhecimentos

quinta-feira, 13 de maio de 2010

CONEXÃO EDUCAÇÃO

CAFÉ FILOSÓFICO

A professora de Filosofia de nossa escola, carinhosamente chamada de "Lola" realizou com seus alunos da turma 3002, um café filosófico no último dia 10/05.
Parabéns a iniciativa da professora e participação dos alunos.

PLANILHA ELETRÔNICA

O segundo encontro do curso de Planilha Eletrônica aconteceu no dia 13/05 no Ciep 287 - Angelina Teixeira Netto Sym.
Estiveram presentes: Profª Fabiana e Barbara Guedes.

PTE EM AÇÃO

Orientadores Tecnológicos de Barra do Piraí, Pinheiral, Volta Redonda, PTEs e alguns multiplicadores, estiveram reunidos com a Coordenação do NTE Volta Redonda no último dia 07/05 para trocar experiências e traçar planos para os próximos meses.

domingo, 9 de maio de 2010

MÃE


“Mãe! Mensageira


Por Deus escolhida.

Berço primeiro

Fonte de vida.



Braços que acolhem

E embalam onde dormem,

Olhos de inocência!

Boca exigente,

Que suga premente

A seiva excelente!



Mãe mensageira,

Fiel companheira,

Disposta a chorar,

Sorrir ou morrer.

Despreza a canseira,

Quando é preciso

Segura na dor o sorriso;

Alegria inventa

E ao filho sustenta!



Mensagem de amor!

Entre as mães e o Senhor

Ao homem oferece

Firme alicerce,

Toda mãe...em prece!”

quinta-feira, 6 de maio de 2010

REUNIÃO PEDAGÓGICA

A Direção de nossa escola reuniu nesta quinta feira, os professores no final do primeiro turno, para discutir os Projetos em andamento, interdisciplinaridade nas aulas, avaliações e outros assuntos.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

GOOGLE DOCS

Aconteceu no dia 05/05 no Ciep Angelina Teixeira Netto Sym, o curso Google Docs realizado pela Multiplicadora do NTE VR - Prof Abigail.
Estiveram presentes professores e OTs das escolas: Barão do Rio Bonito, Dr Álvaro Rocha, Hélio Cruz de Oliveira, Padre Antonio Pinto, Colégio Estadual Nilo Peçanha, Ciep 287 e 310, PTE Barra do Piraí.